quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Passeio

Ana caminha pela rua, respirado fundo. "Não deixe que esses pensamentos invadam sua mente..."
O dia está ensolarado, os pássaros cantam e tudo está bem. Por que essa necessidade de que tudo não esteja bem? Por que você não quer ser feliz?
Ana se pergunta.

"Mas eu quero ser feliz!", responde então a própria pergunta.

Não se engane, Ana... Eu conheço você... Eu sou você. Você precisa dessa pequena dosagem de angústia.
A melancolia é sua droga favorita. Você não suporta a tranqüilidade por muito tempo.

"Suporto sim! É tudo o que quero! Quero ter paz!"

Não quer não, Ana... Você está apaixonada por sua própria insatisfação pessoal. Precisa dela pra se sentir especial, diferente dos outros.

"Mas eu sou diferente! Quantas pessoas que você conhece caminham pela rua conversando com elas mesmas sobre esse tipo de coisa?"

Isso não quer dizer nada. Todos pensam na vida de vez em quando. Essa é uma das características mais banais do ser humano.

"Por que me faz pensar nisso? Por que não me deixa em paz?"

Porque você não quer que eu te deixe em paz. E eu nem poderia, mesmo que quisesse. Sou parte de você.

"Você me pergunta por que eu não quero ser feliz.... É você que não me deixa ser feliz!"

E isso é o que você mais gosta em mim, não é?

Ana suspira. Mais uma vez, perdendo a discussão pra si mesma.

"Nunca vou ser como eles, não é? Não importa o que eu faça. Nunca serei feliz como eles..."

Não me faça rir. E não se vanglorie tanto, Ana.
Ninguém é feliz.

3 comentários:

  1. Porque é bem mais fácil justificar com a angústia/tristeza do que com a felicidade às vezes, porque é mais fácil dizer que não consegue por algum sentimento e não por simples incompetência, porque a felicidade em absolutamente todos os momentos é tarefa difícil, talvez impossível para nós, ou simplesmente há os que saboreiam a dor... Esse texto tem várias possibilidades, e eu viajo nelas hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Eis ai uma questão a se pensar não é, acredito que nenhum de nós abre mão da sua porcentagem de angustia e tristeza por mais que falemos que queriamos ser felizes nós simplesmente damos as costas a felicidade as vezes, apenas para sentir o gosto da melancolia e da angustia.
    definitivamente é como uma droga muito saborosa da qual não conseguimos nos livrar

    ResponderExcluir